terça-feira, 28 de junho de 2011

A Árvore do Conhecimento

Para finalizar nossas postagens, aqui vão algumas informações sobre o livro escrito por Humberto Maturana e Francisco Varela em 1984. Vale lembrar que Boaventura, em seu texto que orientou nossa disciplina, faz referência aos autores quando discute a emergência do novo paradigma científico. A seguir, apresentamos um excerto da sinopse do livro que consta na edição de 2003 da Editora Palas Atenas.

"O ponto de partida de A Árvore do Conhecimento é surpreendentemente simples: a vida é um processo de conhecimento; assim, se o objetivo é compreendê-la, é necessário entender como os seres vivos conhecem o mundo. Eis o que Humberto Maturana e Francisco Varela chamam de biologia da cognição. Esta é sua tese central: vivemos no mundo e por isso fazemos parte dele; vivemos com outros seres vivos, e portanto compartilhamos com eles o processo vital. Construímos o mundo em que vivemos ao longo de nossas vidas. Por sua vez, ele também nos contrói no decorrer dessa viagem comum. Assim, se vivemos e nos comportamos de um modo que torna insatisfatória nossa qualidade de vida, a responsabilidade cabe a nós.
As ideias de Maturana e Varela contêm nuanças que lhes proporcionam uma leveza e uma perspicácia que constituem a essência de sua originalidade. Para eles, o mundo não é anterior à nossa experiência. Nossa trajetória de vida nos faz construir nosso conhecimento do mundo - mas também constrói seu próprio conhecimento a nosso respeito."

Pela leitura do livro, acreditamos que todos aqueles que têm interesse em compreender como nós (e os seres vivos em geral) conhecemos o mundo terão uma oportunidade ímpar de acessar as ideias desses importantes pesquisadores e ampliar seus conhecimento sobre tão relevante tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário