sexta-feira, 20 de maio de 2011

Alguns aspectos biográficos de Fritjof Capra


      

Fritjof Capra nasceu na Áustria em 1939, recebeu seu Ph.D em Física Teórica pela  Universidade de Viena  em 1966 e realizou pesquisas sobre física de alta energia em várias universidades da Europa e dos Estados Unidos. Inicialmente, publicou vários ensaios técnicos sobre suas pesquisas e em seguida passou a dedicar-se a pesquisas, conferências e trabalhos sobre as implicações filosóficas da ciência moderna.                                                                
Capra tornou-se mundialmente famoso com seu livro O Tao da física, no qual traça um paralelo entre a física moderna (relatividade, física quântica, física das partículas) e as filosofias e pensamentos orientais tradicionais, como o taoísmo de Lao Tsé, o Budismo (incluindo o zen) e o Hinduismo. Publicado em 1975, O Tao da física busca os pontos comuns entre as abordagens oriental e ocidental da realidade.
 Atualmente vive em Berkeley, na Califórnia, onde é o diretor do centro de educação ecológica e dedica-se intensamente a divulgação de preceitos relacionados às seguintes áreas: agricultura orgânica; o uso de partículas de hidrogênio como combustível; o eco-design; a mudança do nosso sistema de impostos, fazendo com que estes sejam proporcionais ao gasto de energia e matéria prima; a educação de qualidade; e o uso da internet como ponte para mobilização e informação.
Bibliografia do autor
- O Tao da Física (1975)
- O Ponto de Mutação (1982)
- Sabedoria Incomum (1988)
- Pertencendo ao Universo (1992)
- A Teia da Vida (1996)
- As Conexões Ocultas (2002)
- Alfabetização Ecológica (2007)
- A Ciência de Leonardo da Vinci (2009)

Um comentário:

  1. Muito bom, vocês fizeram postagem relacionada ao seminário, mas sem ser o mesmo livro do Capra, que era O Ponto de Mutação. Nesta postagem também nao consegui ver o vídeo, aparece um botão de play e só isso. Nao sei nem dizer se o problema é comigo aqui. Mas, enfim, parabéns pela postagem. Vocês estão mantendo bem o foco no texto do Boaventura. Nao sei se vocês estao postando juntos, mas a impressao que dá é que tudo foi postado pela Malu porque em todos aparece Postado por Malu às... Nao sei se isso mereceria uma explicaçao.
    Parabéns de novo pelo blog de voces.
    Katarina

    ResponderExcluir